quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Especial: CRANES

Cranes é uma banda que foi formada no ano de 1986 em Portsmouth pelos irmaos Alison Jane Shaw e Jim Shaw, a vocalista da banda é mais conhecida pela sua voz marcante e distinta, alem de tocar baixo e um pouco de guitarra, Alison sempre foi o centro das atençoes na banda despertando uma enorme admiração entre seus fans. a Alison passou a se interessar por musica logo na sua juventude, ela havia retornado para sua cidade natal e descobriu que seu irmao Jim Shaw compartilhava dos mesmos gostos e interesses musicais. O resultado foi o começo de uma parceria musical que resistiria ao tempo e que a cada album lançado, cada show realizado, daria mais força a historia da banda, nascia assim a banda Cranes.
De longe uma das caracteristicas mais marcante da banda é a voz da Alison 
que muitas vezes é definida como Child-like voice (ou voz que se assemelha a voz de criança) para muitos a voz da Alison se pareçe com o choro de uma criança abandonada num porão, de acordo com ela ''As duas primeiras musicas que nós fizemos a minha voz parecia a mesma de hoje em dia, mas agora eu passei por uma fase dificil, e isso é muito recente...você pode não aceitar sua propria voz, e tentar encontrar a solução...mas você apenas termina da mesma forma, e isso vem naturalmente''. Na maioria das vezes é a propria Alison que escreve as letras das musicas e as letras refletem em experiencias proprias ''fragmentos de coisas que aconteceram aí basta conectar uma certa melodia para a maneira que você se sentiu quando a tal coisa aconteceu'', isso explica a origem das letras das musicas.
Em uma entrevista Alison afirma: ''Nós preferimos cantar a dar entrevistas''. 
 
a primeira gravação do Cranes foi a fita k7 chamada Fuse em 1986, e em 1987 a banda participou de um pequeno show de 10 minutos. 
As habilidades dos irmaos continuaram a crescer ano após ano, e foi no ano de 1989 que eles lançaram seu primeiro album entitulado Self-Non-Self que imediatamente chamou a atenção de John Peel,que logo convidou a banda para participar do seu programa na radio chamado Peel Sessions, logo a banda foi contratada pela gravadora Dedicated, no ano de 1990-1991 quatro EPs já havia sido lançados, e foi no ano de 1991 que eles lançaram um dos albuns mais lindos e marcantes da historia da banda, o album Wings of Joy.depois do lançamento desse album em setembro do mesmo ano eles receberam um convite especial de participar de um tour com o The Cure. 
 
Após o tour com o Cure a banda incorporou novos elementos a sonoridade da banda e logo lançaram o album Forever que para muitos fans é o melhor album da banda. 
 
No ano seguinte eles lançam o album Loved, já com muitas mudanças na sonoridade da banda, a música Shinning Road entrou na trilha sonora do filme Claudine's Return.
Outro integrante que teve uma breve participação porem muito importante na banda foi o guitarrista Matt Cope, que esteve na banda entre o ano de 1990/1996, saiu da banda devido a problemas com alcool e drogas, e inclusive Matt foi a razão principal do Cranes (inadvertidamente) ter destruido um camarim 
 
logo em 1996 o Matt deixou a banda, e nesse mesmo ano a banda lança um disco chamado ''La Tragedie D'Oreste et Electre'', com musicas inspiradas na obra do escritor Jean Paul Sartre, mais precisamente no livro ''Les Mounches''. 
 
Já no ano de 1997 o Cranes dá um passo a frente em sua carreira, com a gravação do sexto album da banda entitulado Population 4, e tambem marca a entrada de um novo integrante na banda, com a saida do Matt Cope entra Manu Ross tocando Bateria, e o Mark Framcobe troca a bateria pela Guitarra.  
 
No ano seguinte 1998, a Alison lançou um livro sobre as letras de suas musicas, entitulado Till the stars Shine, nesse mesmo ano a revista VOX listou a Alison em um top 20 como a 13ª mulher mais adorada de 1998. 
 
passado um ano o Manu Ross sai da banda e dá lugar a um novo baterista chamado Jhon Callendar, que esteve com a banda durante o ano de 1999. 
 
após um longo periodo, cerca de 4 anos, chega o ano de 2001, a banda depois de uma longa parada lança mais um album, dessa vez a gravadora não é mais a habitual Dedicated, eles apartir dai passam a trabalhar na sua propria gravadora que eles chamaram de Dadaphonic, e assim nasceu o delicioso album Future Songs, dessa vez com uma mudança geral no som da banda, com um toque mais Dream Pop. O Cranes abandonou de vez as guitarras dilacerantes que se misturavam a voz sinistra da Alison, dessa vez o album veio recheado de musicas ''viajantes''. com certeza é um album que não decepcionou nenhum fan da banda.

Ainda com a mudança no som da banda no ano de 2004 lançaram o album Particles and Waves, seguinda a mesma linha de Future Songs. 4 anos depois em 2008 eles lançaram o album Cranes que veio com boatos que esse seria o ultimo album da banda, em uma entrevista com o escritor Alexander Laurence a Alison afirma que gostaria de fazer algo diferente como por exemplo tentar a carreira de atriz, porque sempre foi ligada a banda Cranes e precisava de algo novo.  
  
Bom, já estamos no final de 2011 e ainda nenhuma noticia do Cranes nem da Alison para a tristeza geral de todos, mas se for verdade que a banda não vai mais lançar album daqui pra frente, ao menos temos um vasto catalogo de musicas, albuns, clipes, videos ao-vivo e etcs.o importante é que a banda continua se apresentando ao-vivo e que ainda há esperança deles lançarem algo novo, enquanto isso não acontece cabe a nós nos deliciar com os belissimos albuns do Cranes que com certeza entrarão para a historia!!!  

  
Por: Jean Cranes ( que tambem é um fanatico pela banda)  
Fontes: Starblood.org   

Nenhum comentário:

Postar um comentário