sábado, 1 de janeiro de 2011

Musa: Tina Root, a queridinha do Darkwave

Quando pensamos em musas da Darwave, sem sombra de dúvidas uma das mais lembradas admiradas e prestigiadas é Betina Root, que juntamente com sua parceira Susan Walace inovaram e trouxeram novos elementos a música Gótica na decada de 90.
Tudo começou quando Tinna Root estava tendo aulas de Teatro e logo descobriu que tinha voz e começou a ter aulas de canto e tudo teve inicio quando sua professora quis que Tinna Cantasse musica classica, logo Tinna descubriu que sua professora era ninguem mais ninguem menos que Ninna Hagen, que inclusive Tinna tinha uma certa admiraçao pela forma com que Hagen cantava música classica e mesclando elementos do Punk Rock tirando diferentes partes de uma sinfonia e colocando outras partes de diferentes tipos de música, dessa admiraçao pela forma de cantar de Ninna, Tinna tinha em mente o nome que ela queria dar a sua banda,que viria a ser Switchblade Symphony,ou,Sinfonia da Troca de Láminas tendo como referencia a forma de cantar introduzindo diversos tipos de estilos musicais tal como uma lamina cortante.
Logo Tinna Root e Susan Walace estavam a procurar parceiros para trabalhar, e foi quando ela conheçeu Tinna por intermedio de seu irmao, eles passavam horas conversando pelo Telefone logo elas notaram que tinham varias coisas em comum e opostas ao mesmo tempo, e logo passaram a trabalhar juntos , foi quando elas passaram a distribuir fitas cassetes na Cena Underground de Sao Francisco no ano de 1989 , entao elas passaram a fazer shows em Casas Noturnas.




Tina Root gostava de compor musicas trancada e isolada do mundo dentro de seu quarto, ela passava dias trancafiada e só saia quando tinha varias musicas escritas ou já prontas, em uma dessas ‘’viajens’’ no seu mundo interior surgiu a emblematica Música ‘’Clown’’presente no seu primeiro album,elas inclusive gravaram um video para essa musica que entrou para a historia com os emblematicos Teclados da Susan Walace e a perfomance das meninas no clipe.O video tem varios elementos que sao objetos pessoais da própria Tinna que ajudava a criar uma certa atmosfera ao ambiente que inclusive nao dá para ver no clipe, mas servia apenas para criar um clima assustador,pois em uma entrevista a uma rádio as meninas disseram que curtem coisas medonhas e assustadoras.
Já na decada de 90 a banda tinham músicas como ‘’Gutter Glitter’’, ‘’Mine Eyes’’, ‘’Bad Trash’’ e ‘’Bloddy Knucles’’que passaram a fazer parte do seu primeiro album que foi assinado pela Cleopatra Records e foi Intitulado de ‘’Serpentine Galery’’ que foi lançado no ano de 1995
No ano de 1996 ocorreu um Tour, no qual a banda foi acompanhada do guitarrista George Earth e o baterista Eric Gebow, a uma viagem com as bandas Christian Death e Big Electric Cat. Pouco a pouco, eles começaram a ser notados pela mídia alternativa dentro das melhores bandas de "Dark Eletronic" dos anos 1990.

 


A banda tinha lançado no ano de 1997 o album ‘’Scrapbook’’ que só era vendido em seus shows e só teve 1500 cópias mas foi um sucesso esse album tinha como designe das capas um rapaz que tinha feito quadrinhos de ‘’O Corvo’’ logo a capa do album Scrapbook era feita em quadrinhos com as meninas representadas por desenhos, o sucesso de seus shows e de seus albuns fizeram com que Switchblade Symphony recebesse a aclamaçao da crítica.
No ano de 1997 Tinna e sua parceira Susan estavam a entrar no estudio para a gravaçâo de mais um album de muito sucesso entitulado de ‘’Bread And Jam For Francis’’ou ‘’Paes e Geleias de Sao Francisco’’ no album anterior Serpentine Galery as meninas nao tiveram muitos recursos o que nao impediu de fazer uma obra-prima já considerada um clássico, porem no seu segundo album elas ja tinham recursos suficientes para lançar um album cheio de novidades e inovaçao, inclusive elas contrataram um DJ para tocar nos seus shows, as meninas que admiravam artistas como Bjork e Portishead passaram a incluir elementos do estilo Trip-Hop em seus albuns, que essa mudança era bastante visivel no seu novo album, o album Bread And Jam For Francis abria com a emblematica música ‘’Witches’’ sem contar com musicas como ‘’Dirty Dog’’, ‘’Soldiers’’ e ‘’Roller Coaster’’ que marcam a evoluçâo do som das meninas saindo um pouco das batidas da ‘’pesada’’bateria de ‘’Mine Eyes’’e indo para um estilo mais Trip-Hop, que inclusive inovou trazendo novos elementos a musica na Cena Gotica.



Quando perguntado sobre o que as meninas tinham de preferencia para seus shows, prontamente elas responderam:

Tina Root: mais teatralidade muita coisa acontecendo, um monte de adereços.Gostaríamos de fazer a nossa pequena terra no palco.
Susan Wallace: Nós gostaríamos de criar um espaço diferente, balanços, anoes malabaristas,dançarinos, bailarinas. Gostaríamos de ter mais uma tripulação diferente, como um arranhão de um DJ em uma música, um baixista .tem muitos músicos diferentes para tocar e com estágio de mais adereços. Mas nós sempre fazemos algo diferente.Fizemos um tema carnaval sombrio, onde todos estavamos vestidos como palhaços, e tinha uma coisa girando com facas nele. Fizemos um tema de inverno, onde o palco inteiro estava azul.Tivemos gelo nas paredes, que todos nós usávamos esses grandes cabeleiras brancas, nossos rostos estavam todos de prata. Fizemos um tema de floresta com toneladas de árvores por todo o palco. Nós queremos ser capazes de fazer isso quando viajamos. Quando tocamos com Type O Negative tiveram duas máquinas de neve, e para o clímax do show, a neve veio fora de cada lado do palco. Era enorme, tão bonita. Nós éramos como, "quanto são as de uma semana?" Descobrir quanto tempo isso vai levar-nos para que possamos obter algo parecido com isso.
Tina Root: Temos uma máquina de bolhas e nós temos dois gatos que trouxemos conosco em nossa última turnê, estes gatos grandes são como quatro pés de altura e sao brancos.
Susan Wallace: Tina os fez.
Tina Root: Eles são brilhantes e são muito bonitos.
Susan Wallace: Eles foram muito legais. Nós não vamos trazê-los desta vez, porque embora nós não queremos exagerar. As bolhas não podem durar por tanto tempo...
Tina Root: Nós não queremos que fique repetitivo.






Em 1998 o Legendario cantor Gary Numan pediu para que elas abrissem o show dele e por isso o terceiro album ‘’The Three Calamities’’ so pode ser lançado em 1999 com as novas mudanças no som, já que era tempo de som mais "Atmosférico’’
O estilo Trip-Hop ainda permanecia no trabalho das meninas, músicas como ‘’Wicked’’ ‘’Green’’ e ‘’Into The Sky’’(que inclusive ganhou um video, em que mostra Tinna em uma versao mais ‘’Light’’em uma perfomance urbana e um pouco decadente onde no final do clipe ela se joga no chao)
Em Novembro de 1999 a careira Efemera das meninas queridinhas da Cena Darkwave chegou ao fim, elas que por dez anos fizeram com que Sao Francisco parecesse o centro do universo, com suas perfomances teatrais e musicas emblematicas que inovaram e trouxeram novos elementos à musica Gótica e que até hoje é aclamada e prestigiada nas Cenas Dark ao redor do mundo.
Atualmente os integrantes da banda seguem em carreira solo,Susan tornou-se uma massagista profissinal, Tinna Segue com um projeto mais ‘’POP’’e mais ‘’light’’chamado ‘’Tré Lux’’ George Earth segue com o Candymachine 88.as ultimas noticias da banda foi uma coletanea de remixes lançada no ano de 2001 intitulada ‘’Sinister Nostalgia’’ e um cover de Madonna ‘’Lucky Star’’que entrou no album de tributo a rainha do POP no ano de 2003.
A banda Switchblade Symphony fez historia e comcerteza ela nunca sera esquecida devido aos seus fans devotos que sempre esperam que elas voltem, mas ao que parece elas nao voltaram tao cedo, para tristeza geral de todos aqueles que admiram o trabalho dessas meninas carismaticas e cativantes que permanecerá para sempre nos nossos coraçoes
Por :Jean Nacht.

 

2 comentários:

  1. Sem duvida, tambem adoro estas miudas, um som que me cativou logo no inicio da sua carreira com "Serpentine Gallery", perdi-as em New York em 1997, por 2 dias num show na Batcave, mas tudo bem, parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. ja agora passa por aqui:
    http://aoutraface-lbaptista.blogspot.com/
    http://greyage.blogspot.com/

    Thanks.

    ResponderExcluir