domingo, 2 de janeiro de 2011

TOP 3: Três Bandas Marcantes

Na estréia dessa nova coluna, nós vamos resumir o impacto de 3 exelentes bandas da cena Gótica mundial. E para começar não poderia ser um trio melhor: CHRISTIAN DEATH, CLAN OF XYMOX e DEPECHE MODE.

-CHRISTIAN DEATH:
Formado em 1979 nos EUA, o Christian Death foi uma das bandas percussoras do gênero Deathrock.
Sua formação foi bastante complexa e da banda surgiria mais tarde nomes conhecidos como, por exemplo Eva O. e Gitane Demone.
A temática da banda é voltada para revoltas religiosas, assunto de grande polêmica na década de 1980.
O vocalista da banda, Rozz Williams, sempre foi ícone quando o assunto é deathrock, e sua morte precoce em 1998 deixou muitos fãs abalados.
O Christian Death iniciou suas atividades antes do termo "gótico" passar a ser usado com certa frequência. Certamente é uma das bandas modelos do gênero.
Atualmente a banda ainda esta em atividade com uma sonoridade meia "diferente" da original.
Vale a pena ouvir: Church of No Return
-CLAN OF XYMOX:
Os noruegueses do Clan of Xymox iniciaram as atividades em 1983. Logo depois que iniciaram a carreira, a banda inovou o gênero gótico no ramo musical e misturou as pegadas de rock à batidas eletrônicas aderindo ao Darkwave.
A formação essencial ainda predomina até hoje, e eles são influências a outros grandes nomes do gênero Darkwave, como por exemplo o The Cruxshadows.
O Clan of Xymox tem temáticas variadas, mas a linha principal da banda são os contornos sombrios e decadentes. Por essa razão a banda foi uma das pioneiras no Darkwave e no que chamariam anos mais tarde de Eletro-Goth.
A banda acompanhou ainda a "evolução" na cena Gótica, tanto musicalmente como esteticamente. Tanto é que o visual do vocalista Ronny e da baixista Mojca são referências no vestuário gótico até os dias de hoje.
Vale a pena ouvir: Louise e Back the Door




-DEPECHE MODE:
O Depeche Mode é uma banda inglesa que foi formada em 1980.
Famosos com discos inumeravelmentes memoraveis, a banda deixou de ser "underground" e passou a ser uma forte referência na história da musica inglesa da década de 1980.
Ao iniciarem as atividades, a banda era claramente Darkwave com bastante influência no Pós-Punk. Poém, alguns anos mais tarde eles começaiam a fazer um som mais "light", o que chamamos de Synth Pop.
A formação é a mesmissima ao longo de 30 anos de carreira, e o grupo sempre foi influência para diversas bandas.
A temática fica por conta variadas; cada album possui um tema diferente de acordo com a fase da banda. As musicas da banda já foram regravadas por inumeros artistas, e eles são vistos por muitos como um dos grupos mais complexos para a composição de musicas.
A banda certamente criou um grande impacto na cena e fora dela esteticamente falando, e o visual deles já foram bastante "New Wave".
Atualmente o grupo ainda apareçe entre as 10 melhores bandas do Reino Unido, e é certamente um dos grandes nomes da cena Gótica mundial.
Vale a pena ouvir: Enjoy the Silence e Stange Love



NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
Aural Vampire (Darkwave), Terminal Choice (Industrial Eletro) e Dead Can Dance (Darkwave/Ethereal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário